segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Ajuga (Ajuga reptans)


Dados Botânicos
Nome científico: Ajuga reptans L.
Nome vulgar: ajuga, erva-férrea, jujuba, língua-de-boi, ajugaíba, búgula, consolda-média, erva-de-são-léo, erva-de-são-lourenço.
Categoria: folhagens, forrações.
Família: Lamiaceae/Labiatae (Angiospermae).
Origem: grande parte da Europa, Ásia e norte da África.
Porte: de 10-50 cm.
Diâmetro: até 35 cm.
Ciclo de vida: perene.
Flores: as flores da ajuga, apesar de terem importância ornamental secundária, podem ser muito decorativas. Surgem em inflorescências do tipo espiga (flores agrupadas em hastes florais).
              Cor: depende da cultivar.Geralmente azuis ou violáceas , ocorrem ainda variedades com flores róseas, avermelhadas e brancas.
                 Época de floração:primavera, verão e outono.
                 Tamanho: pequenas.
                 Atração aos animais:são muito atrativas para borboletas, abelhas e mamangavas.
Folhas: suas folhas são ovaladas, basais, pubescentes, com margens dentadas, ou levemente lobadas e nervuras bem marcadas. A folhagem é o grande atrativo desta planta, sua textura é média e as cores são muito variadas, de acordo com a cultivar.Originalmente tem a folhagem verde mas as variedades violáceas e púrpuras tornaram-se mais frequentes.
Cor: depende da cultivar.As cultivares mais comuns são: "Purpurea" (folhas bronzeadas a violáceas, fig. 1), "Multicolor" (com pintas coloridas, fig. 2) e "Variegata" (de cor verde escura, com margens de cor creme ou branca, fig. 3).
            Deciduidade:sempre verdes (apresenta persistência-permanência- de suas folhas).
            Tamanho: até 8 cm.
          Formato: oval.
Frutos: produz pequenas sementes.
Cor: marrons.
         Época de frutificação: verão.
           Tamanho
Raiz: raízes adventícias dos estolões.
Auxomorfa: herbácea.
Crescimento: crescimento reptante (rasteira). Pode se tornar invasiva em algumas situações. O ideal é que seja plantada em canteiros com delimitadores subterrâneos.
Caule: estolão.


Fig. 1: 'Atropurpurea'

Fig. 2: 'Multicolor'
Fonte: dkimages

Fig. 3: 'Variegata'
Fonte:Growsonyou

Paisagismo
Sua textura e cor, aliados às suas necessidades, a tornam uma ótima planta para jardins de pedra também, valorizando o paisagismo.Também fica muito interessante como manchas sobre gramados, formando desenhos com outras plantas de mesmo porte ou maiores, como a pilea (Pilea microphylla) e a trapoeiraba (Tradescantia pallida).
Tipo de uso: em jardins, forração (cobertura do solo) e bordadura. Pode ser plantada em vasos e jardineiras. Em vasos também pode ser utilizada para cobrir o solo, mantendo melhor a umidade além de dar acabamento, para vasos em substituição à cascas de pinus e pedriscos.

Jardinagem
Propagação: multiplica-se por sementes, estacas na primavera e mais facilmente por divisão das mudinhas (divisão de touceiras) que se formam nos estolões, entorno da planta mãe. Pode ser feita as mudas em sacos com terra preparada de composto orgânico e areia e mantido úmido coberto por saco plástico até que notar o surgimento de novas folhas. Levar então para canteiro.É exigente em fertilidade e umidade. Preparar o canteiro destorroando, adicionando adubo animal de curral bem curtido, composto orgânico e areia, se o solo for muito argiloso. Nivelar e plantar as mudas com espaçamento de 12 cm, intercalando as fileiras de modo a cobrir bem a área. Regar a seguir.
Época de propagação: primavera ou outono. Outras bibliografias citam o ano todo.
Adubação: adube uma vez ao ano com torta de mamona, salitre-do-chile, uréia, nitrocálcio ou NPK rico em N.
Espaçamento de plantio: 12 cm.
Cuidados especiais: a ajuga é rústica, exige poucos cuidados.

Exigências ambientais
Clima: ameno, aprecia o frio subtropical (continental, mediterrâneo, subtropical, temperado, tropical).
Sol: ideal para as áreas sombreadas (com luz difusa) e semi-sombreadas, onde geralmente o gramado e as flores não se adaptam. Sob sol pleno, fica com as folhas pequenas e muitas vezes queimadas, mas floresce com mais abundância (Ajuga reptans atropurpurea aprecia sol pleno). Não suporta sol forte entre 10 e 17 horas. Outras bibliografias descrevem a apreciação pelo sol.
Temperatura: gosta de locais frescos.
Água: irrigada regularmente. Necessidade de solo sempre úmido. De 2 a 3 vezes por semana em épocas quentes e 1 vez por semana em épocas frias. Para terrários, a frequência de regas diminui. 
Umidade do ar 
Vento: gosta de locais ventilados.
Solo: qualquer tipo de solo sendo ideal o solo fértil e drenável (enriquecido com matéria orgânica).
Resistência: a ajuga é uma forração muito rústica.
Suscetibilidade: não tolera o calor excessivo, estiagem e pisoteio.

Observações
Tende a ser invasiva, o que pode ser contornado colocando-se separador de grama entre ela e o gramado. Para terrários e mini-jardins, a poda deve ser feita regularmente.
Também é usada como medicinal.Esta espécie possui diversas propriedades medicinais, tais como anti-inflamatória, cicatrizante, diurética e febrífuga, mas recomenda-se apenas para uso externo, visto possuir também algum efeito narcótico.
No final da ficha há um quadro resumo das principais exigências ambientais da ajuga. Compare com a legenda principal no rodapé do blog!
Disponibilidade sazonal
Toxicidade: em excesso pode ser tóxica, usar sob supervisão médica.

          CD-ROM 1001 Plantas
          Faz Fácil
          Paisagismo Digital







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita. Se você tem sugestões ou dúvidas sobre o assunto, comente! Os comentários podem virar temas de novas postagens!!!