quarta-feira, 17 de abril de 2013

O que são mini jardins?

Mini jardins são pequenas réplicas de jardins sejam estes públicos (praças, parques) ou privados (residenciais). Porém, mini jardins não são somente isso: eles representam a imitação da natureza, sendo esta constantemente modificada pelo homem o qual busca nesse processo satisfazer seus desejos e necessidades, seja pelo desejo de contemplação e contato com a natureza, seja pela necessidade de criar, de utilizar as plantas para fins práticos como alimento, medicamento ou como atenuador das condições climáticas, entre outros. José Augusto de Lira Filho em seu livro Paisagismo, elementos de composição e estética diz: "Trabalhar com elementos vivos e inertes para se compor uma paisagem não é tarefa fácil. E não se trata de compor arranjos para imitar a natureza. É necessário ressaltar que não existe arte em uma simples imitação da natureza. Desta, tiram-se lições de como os elementos se interagem e fazem associações perfeitas. Entretanto, é humanamente impossível brincar de ser o Criador. Paisagens construídas pelo homem sempre  terão a sua marca, o seu toque especial, a sua inspiração. Mesmo que haja tendência para o estilo naturista ou paisagista (informal), o mesmo requer composições que, em algum momento, se distanciarão da mera cópia da natureza. E é nesse aspecto que se encontra o diferencial entre uma paisagem natural e uma paisagem-arte (jardim)." 
Mini jardins são compostos de diversas plantas e outros elementos decorativos. No entanto, por ser uma arte, quem os cria imprime sua originalidade através das impressões que capta do meio durante toda uma vida. Imaginação, sentimentos e memórias de paisagens carregadas de emoções constituem  um conjunto de elementos valiosos para a criação do mini jardim. Dessa maneira, o indivíduo, com todo o cuidado, compõe sua obra sempre atento aos detalhes e à harmonia do conjunto. 




 Figs.1: alguns estilos de mini jardins. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita. Se você tem sugestões ou dúvidas sobre o assunto, comente! Os comentários podem virar temas de novas postagens!!!