segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Brilhantina (Pilea microphylla)

Dados Botânicos
Nome científico: Pilea microphylla (L.) Liebm.
Nome vulgar: brilhantina, beldroega, planta-artilheira, folha-gorda, dinheirinho.
Sinonímia: Parietaria microphylla, Pilea muscosa, Pilea succulent.
Categoria: folhagens, forrações.
Família: Urticaceae (Angiospermae).
Origem: América Tropical (do Norte, Central e do Sul)
Porte: de 10-40 cm.
Diâmetro: até 70 cm.
Ciclo de vida: perene.
Flores: as flores são tão pequenas que passam desapercebidas, pois nascem na axila das folhas. Esta planta tem flores femininas e masculinas, sendo que estas ao amadurecerem explodem literalmente, jogando para o ar uma nuvem de pólen para a fertilização das flores femininas, daí o nome singular de planta-artilheira, nome por que é conhecida na América do Norte.
              Cor
                 Época de floração
                 Tamanho
                 Atração aos animais
Folhas: a brilhantina é uma planta de textura peculiar, suas folhas são muito brilhantes (Fig. 1) e suculentas.
Cor: coloração verde-clara.
            Deciduidade
            Tamanho: pequeninas.
          Formato
Frutos
Cor
         Época de frutificação
           Tamanho
Raiz
Auxomorfa: herbácea.
Crescimento
Caule: sua estrutura é bastante ramificada e ereta assemelhando-se a ramos de ciprestes (Fig. 2).


Fig. 1: folhas brilhantes
Fonte:Understory Enterprises Inc.

Fig. 2: ramificação da brilhantina
Fonte: Flickr Yahoo por Andres Hernandez S.



Paisagismo
É uma planta que se usou muito no paisagismo de jardins antigos e que passou por longo tempo esquecida. Trazida de novo à ativa, tem aparecido em jardins de grande porte, com muita sombra, sob árvores e parece ter voltado para ficar. Sua cor verde-clara brilhante dá a nota vivaz a maciços verdes ou de folhas variegadas, equilibrando e unindo, excelente também em composições com flores diversas. Seja em bordas de canteiros, extensões sob árvores ou mesmo em vasos, fica bonita de qualquer modo e não pode ser dispensada.
Tipo de uso: além do cultivo em vasos e jardineiras, pode compor maciços ou bordaduras em canteiros.

Jardinagem
A preparação dos canteiros ou vasos deve conter composto orgânico ou húmus de minhoca sendo adicionado adubo animal de gado ou aves bem curtido. 

Preparar o solo do canteiro numa profundidade de cerca de 15 cm e plantar as mudas com espaçamento de 20 cm. Não se esquecer de regar após o plantio, mantendo regularidade até notar seu desenvolvimento.
Propagação: pode ser multiplicada por estacas ou divisão de touceiras. As estacas poderão ser colocadas em bandejas coletivas ou sacos, com composto orgânico sem adubo animal, mantendo o substrato úmido até notar o desenvolvimento da muda, quando então poderá ir para o canteiro ou vaso.
Época de propagação: ano todo, de preferência na primavera.
Adubação: exigente em nutrientes. Para adubações de reposição, a cada 4 meses, diluir uma colher de sopa de adubo NPK formulação 10-10-10 em uma garrafa PET de 2 litros, sacudir bem e regar o substrato ao redor da planta, cerca de 1 copo de água (destes de plástico descartáveis, guarde sempre um para medida). Um dia antes, regar com água pura, para que se crie um bulbo úmido ao redor das raízes. Ao colocar o adubo dissolvido este irá espalhar-se na umidade, ficando mais acessível para a planta.
Espaçamento de plantio: 20 cm.
Cuidados especiais

Exigências ambientais
Clima: quente e úmido (equatorial, tropical -altitude e úmido- e subtropical).
Sol: aprecia luminosidade, devem ser cultivadas a pleno sol ou meia-sombra, embora o sol direto na parte da tarde costuma inibir seu crescimento. Prefere ser mantida a meia-sombra.
Temperatura
Água: regas frequentes, evitando que o solo seque ou encharque. Para terrários, a frequência de regas diminui.
Umidade do ar: aprecia umidade.
Vento
Solo: bastante exigente em matéria orgânica, solo solto e permeável.
Resistência
Suscetibilidade: suscetível à geadas e ao pisoteio.

Observações
Esta planta tem caráter invasivo e costuma surgir em lugares inesperados, como no meio de matas e em vasos de orquídeas.
No final da ficha há um quadro resumo das principais exigências ambientais da brilhantina. Compare com a legenda principal no rodapé do blog!
Disponibilidade sazonal
Toxicidade

Fonte:Faz Fácil 
             Jardineiro Net  
         Paisagismo Digital
             Cultivando






5 comentários:

  1. PARABENS CAMILA!!!!!!ESTOU ENCANTADA!ADORO PLANTAS,PAISAGISMO, E PRINCIPALMENTE COISAS DIFERENTES,COMO ESSES MINI JARDINS...LINDOS,FOFOS,ENCANTADORES.GURIA!!!!!E ESSE NENÊ LINDO HEIN!? ADORO CRIANÇAS TAMBEM ,HEHE(DESCULPE O COMENTARIO SE FOI IMPROPRIO,MAS NÃO RESISTI...) PASSAREI A VISITAR MAIS VEZES TEU BLOG!

    ResponderExcluir
  2. Camila ...estou enviando um comentario...espere que tenha chegado.Estás de PARABENS,GURIA...tanto bom gosto,sensibilidade e beleza! Felicidades.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz em ver que há pessoas como você satisfeitas com o meu trabalho! Tua manifestação me dá forças para continuar!
      Sou do lar neste momento por opção, principalmente pela minha filha Ananda e pelo meu filho que está para nascer, João Francisco! Sei que a fase desses anjinhos passa muito rápido e a importância da mãe perto dos filhos o maior tempo possível na infância é de muito grande valia para a formação do caráter e da família!
      Ficarei muito feliz sim com suas visitas e qualquer dúvida que esteja a meu alcance, estarei disposta a ajudar!!
      Muitas felicidades pra você também!!! Que Deus a abençoe!

      Excluir
  3. Gostei muito da organizada explicação ! Parabéns.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita. Se você tem sugestões ou dúvidas sobre o assunto, comente! Os comentários podem virar temas de novas postagens!!!