Ele então projetou o que é conhecido hoje como a caixa Wardian, uma caixa com tampa de vidro, semelhante a uma estufa em miniatura, que encontrou grande uso no século 19 para proteger plantas coletadas em países distantes de volta para as ilhas britânicas, a grande maioria das quais já havia morrido devido à exposição durante longas viagens marítimas, frustrando a muitos botânicos científicos e amadores da época. Dentro do invólucro de vidro as plantas podiam crescer em condições quase como as do seu ambiente natural e eram protegidas do ar de carvão de fumo poluído de Londres (Fig. 3).
Fig. 3: uma caixa Wardian para o transporte e a manutenção das plantas.
Fonte:Container Gardening
Como as plantas dentro de caixas de vidro eram decorativas, a ideia foi logo adaptada para a decoração de interior das casas. A caixa Wardian foi a precursora direta do terrário moderno (e a inspiração para o aquário de vidro), foi inventada em cerca de 1829 depois dessa descoberta acidental inspiradora.
Fonte: Oklahoma State University
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada pela visita. Se você tem sugestões ou dúvidas sobre o assunto, comente! Os comentários podem virar temas de novas postagens!!!